Clínica de Olhos Cabo Frio

Quais são os problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso dos óculos?

Alguns problemas de visão podem ocorrer em qualquer idade sem apresentarem sintomas imediatos. Quando se trata da visão, é MUITO importante o acompanhamento periódico preventivo, por meio de consulta com um médico especialista em Oftalmologia.

    Além do acompanhamento preventivo, é muito interessante conhecer os sintomas mais comuns que costumam estar relacionados à problemas de visão. Os principais sintomas que nos dão um importante alerta são:

  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de enxergar no escuro;
  • Vista cansada;
  • Vista embaçada;
  • Necessidade de estar perto ou afastado de algo para enxergar melhor;
  • Necessidade de “apertar” os olhos para ler ou enxergar à distância.

Felizmente, os problemas de visão mais comuns podem ser tratados com óculos e/ou lentes de contato. 

MIOPIA

A miopia resulta do fato do olho ser maior, ou seja, mais longo. E, desse modo, os raios de luz que chegam convergem antes de alcançarem a retina. Os objetos aparecem borrados ou com formas indistintas. O problema pode ser progressivo, provocando dores de cabeça e aumento na dificuldade de enxergar. Para tratá-la, faz-se a utilização de óculos com lentes divergentes ou negativas. 

HIPERMETROPIA

Na hipermetropia ocorre o inverso do que se viu na miopia. O globo ocular é mais curto que o normal e a causa do distúrbio é quase sempre genética. Com isso, a convergência dos raios de luz se dá após a retina e, por isso, a pessoa sente dificuldade para enxergar de perto. Há uma boa notícia: a ocorrência de hipermetropia pode ser reduzida com o passar dos anos. Descuidar desse problema pode ser a causa de dores de cabeça e, no caso de crianças, é possível que se torne um fator limitante para o progresso nos estudos. O tratamento da hipermetropia se faz com a utilização de óculos com lentes convexas positivas. Esse tipo de lente faz os raios de luz convergirem mais a frente, alcançando a retina e resolvendo a dificuldade.

ASTIGMATISMO

No astigmatismo, a vista fica embaçada e não se vê bem nem o campo vertical nem o horizontal. A origem desses problemas de visão está na curvatura irregular da córnea e os raios de luz não chegam convergentes a um mesmo ponto na retina, fator que distorce a imagem. A principal causa do astigmatismo é genética. Quase sempre esse problema ocorre juntamente com a miopia ou a hipermetropia. A correção consiste no uso de lentes próprias que têm uma espécie de “cilindro”, capaz de eliminar a dificuldade de visão. Por esse motivo, são conhecidas como cilíndricas.