Doenças da Retina
Qualquer tipo de alteração na retina pode indicar risco de perda parcial ou total da visão, dependendo da região afetada. Isto porque a retina é a parte do olho onde estão as células que têm como função transmitir para o cérebro os estímulos luminosos para serem transformados em estímulos visuais. Os exames avaliam, principalmente, a região da retina chamada mácula, que possui a fóvea na zona central, onde há concentração dessas células. Para examinar a retina, o paciente precisa realizar a dilatação da pupila
previamente. Dos principais exames o fundo do olho é o mais simples, porém muito limitado pois avalia somente o terço posterior da retina. A percepção de manchas no campo de visão ou baixa súbita da visão são sintomas que podem indicar uma doença da retina e devem ser prontamente avaliados por um oftalmologista.
Principais Doenças da Retina
- Retinopatia diabética
- Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI
- Retinopatia hipertensiva
- Retino patiamiópica
- Descolamento de Retina
- Infeções (toxoplasmose, rubéola)
- Tumores intraoculares
Medidas de prevenção são importantes através visitas frequentes ao oftalmologista e os tratamentos propostos vão desde a fotocoagulação a laser, injeções intravítreas, vitrectomia até cirurgias retinianas, dependendo dos sintomas e do diagnóstico da doença retiniana.