Clínica de Olhos Cabo Frio

Acidentes Oculares e suas prevenções

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência dos danos causados por traumas oculares.

O Trauma Ocular é uma ameaça que acompanha crianças, adultos e idosos, em casa, no trabalho ou no trânsito e na prática esportiva. Esse assunto precisa ser discutido e mostrado a todos, para que possa ser evitado, e quando ocorrer, causar o menor estrago possível aos Olhos.

É importante ter em mente que a busca por um profissional especializado, o oftalmologista, é de extrema importância em acidentes oculares.

Sendo a visão um dos sentidos mais importantes do corpo, requer cuidados, e medidas simples, além de preservar a saúde dos olhos, evitam acidentes.

Embora o olho esteja localizado dentro de uma cavidade óssea na face, tem sua parte frontal exposta. Com isso, desde um cisco até quedas ou pancadas podem causar tanto um simples desconforto quanto um problema mais sério à Visão.

Prevenir é sempre melhor.

Algumas dicas podem contribuir para que você preste atenção em detalhes, e diminua as chances de acidentes, em diversas situações.

  • Não se deve dormir com lente de contato. Parece inofensivo, mas há chance de lesão. Qualquer abrasão microscópica da córnea – que pode ser causada por contato com a superfície traseira da lente – significa risco de infecção por bactérias ou parasitas. E essa situação, se não for tratada imediatamente, pode deixar uma pessoa cega.
  • Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro, prevenindo assim, queimaduras oculares por líquido quente da panela.
  • Manter longe do alcance das crianças os produtos de limpeza. Evite guardar debaixo de armários.
  • Proteja o rosto ao abrir garrafas.
    Objetos pontiagudos não são indicados para criança brincar.
  • Cigarros na boca dos adultos quando pegarem crianças no colo, a proximidade, sem cautela, pode causar queimadura ocular.
  • Atenção com plantas venenosas e pontiagudas, para crianças e adultos.
  • É sempre indicado usar protetores oculares para cuidar de plantas e jardins.
  • Produtos que não são para os olhos, nunca devem estar misturados a produtos de higiene pessoal.